Hanami



Hanami (花見? lit. “contemplar as flores”) é costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores, sendo que "flor” neste caso quase sempre significa sakura ou umê
Do fim de março ao começo de maio, o sakura floresce por todo o Japão, e por volta de primeiro de fevereiro na ilha de Okinawa.  A previsão de florescimento (桜前線, sakurazensen?, lit. frente de florescimento do sakura) é anunciada todo ano pela Agência Meteorológica do Japão e é observada cuidadosamente por aqueles que planejam fazer o hanami, visto que ela floresce por apenas uma ou duas semanas. 
No Japão moderno, o hanami consiste basicamente de realizar festas ao ar livre embaixo do sakura durante o dia ou a noite. O hanami à noite é chamado de (夜桜, yozakura?, lit. sakura noturno). 
Em muitos lugares, como o Parque Uenolanternas de papel temporárias são presas para realizar o yozakura. Na ilha de Okinawa, lanternas elétricas decorativas são presas nas árvores para o divertimento noturno, tias como nas árvores do Monte Yae, perto da cidade de Motobu, ou no Castelo Nakajin.
Uma forma mais antiga do hanami também existe no Japão, que é a contemplação do florescimento da ameixeira (梅 ume). Este tipo de hanami é popular entre as pessoas mais velhas, pois elas são mais calmas do que as festas do sakura, que normalmente envolvem pessoas mais jovens e podem às vezes ser lotadas e barulhentas.
Atualmente o povo japonês continuam a tradição do hanami, reunindo-se em grandes números de pessoas aonde quer que as árvores florescendo sejam encontradas. 
Milhares de pessoas enchem os parques para realizar festas sob as árvores florescendo, e algumas vezes essas festas continuam até tarde da noite. 
Em mais da metade do Japão, os dias de florescer da cerejeira vêm ao mesmo tempo em que as escolas e os escritórios deixam as férias, e, portanto, festas de boas vindas frequentemente ocorrem com o hanami. Normalmente, as pessoas vão aos parques para guardar os melhores lugares para celebrar o hanamicom amigos, família e companheiros de escritório muitas horas ou dias de antecedência.
 Em cidades como Tóquio, é também comum haver celebrações sob o sakura à noite. O hanami à noite é chamado de yozakura (夜桜, literalmente "sakura noturno"). Em muitos lugares tais como o Parque de Ueno, lanternas de papel são levantadas para o yozakura.
linha do florescer da cerejeira é prevista todo ano, antigamente pela Agência Meteorológica do Japão, e hoje por agências privadas, e é acompanhada com atenção por aqueles que planejam celebrar o hanami, pois o florescer dura por um curto período de tempo, normalmente não mais do que duas semanas. 
Os primeiros floresceres ocorrem nas ilhas subtropicais ao sul de Okinawa, enquanto nas ilhas setentrionais de Hokkaido, elas florescem muito mais tarde. 
Na maior parte das grandes cidades como Tóquio, Quioto e Osaka, a época do florescer da cerejeira normalmente ocorre por volta do fim de março e começo de abril. Os canais de televisão e os jornais acompanham de perto essa "linha do florescer da cerejeita", na medida em que ela se move lentamente do sul para o norte.
As celebrações do hanami normalmente envolvem muita comida, bebida e música. Alguns pratos especiais são preparados e comidos na ocasião, como o dango e obentô, sendo que é comum beber sake como parte da festividade. O provérbio "bolinhos em vez de flores" (花より団子 hana yori dango) faz graça das pessoas que preferem comer e beber ao invés de admirar o sakura. "Corpos mortos são queimados sob as árvores de sakura!" (桜の樹の下には屍体が埋まっている! Sakura no ki no shita ni wa shitai ga umatte iru!) é um provérbio popular sobre o hanami, que aparece logo após a primeira da história de 1925 "Sob as árvores de sakura", por Motojirō Kajii.
fonte: Wikipédia

Vamos ver se nesse ano vai dar para ir no Hanami, a fábrica em que eu trabalho esta programando um no final de abril.
Vamos fazer tipo uma confraternização.
Dizem que se cair uma pétala de sakura na sua comida ou bebida é sinal de prosperidade.
E corram para aproveitar, porque as flores de sakura só duram poucos dias, e o mais gostoso são as comidas feitas para essa época do ano.
Eles lançam desde chocolates à iogurtes...





fotos: internet

E aí gostaram?
Para mim essa é a melhor época, não tão quente e nem tão frio. Daqui uns dias chega o verão e vai ser insuportável.
Aqui no Japão é 8 ou 80, ou esta muito frio ou muito quente.
A vantagem é que moro a 30 minutos tanto da praia como do rio.
Vamos aproveitar e tirar muitas fotos do sakura, porque mesmo estando tantos anos aqui ainda não enjoei dessas flores...rs

Beijos e até mais...

Me sigam nas redes sociais:

Instagram: @kemynha
Facebook: Kemy Love Makeup
Twitter: @kemynha_ok


Kemy Love Makeup © Copyright 2012. Tecnologia do Blogger.