Os benefícios da Chia

Oi
Hoje eu vim falar da Chia.


A Sálvia Hispânica conhecida como Chia é uma planta herbácea nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas e Colômbia.
Mais conhecida pela sua semente , a qual é comercializada integralmente, moída ou em óleo.
Ambos derivados independente da forma são tidos como ricas fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3.
É freqüentemente enaltecido seu potencial em prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores, além de auxiliar na perda se peso.

Características Nutricionais:

A semente da Chia é por vezes um alimento funcional dadas suas características composivas. Seu efeito mucilaginoso ( o de absorver e reter quantidade significativa de água, como um emulsificante), devido a alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem busca emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade.

Lista nutricional:

Ômega 3: A semente da Chia é uma das mais ricas fontes conhecidas ( tanto entre os vegetais quanto entre as animais) do ácido alfalinolênico, um dos ácidos graxos classificado como ômega 3.

Cálcio: Cinco vezes a concentração do mineral encontrado no leite da vaca.

Maganésio: 100 gramas da semente de chia pode conter o mesmo que 200 gramas do mineral presente em nozes ou 1,6 de brócolis por si só considerando alimentos ricos no nutrientes.

Manganês e Fósforo: 100 granas de chia contém 108% de manganês e 95% de fósforo demandados por um adulto numa dieta de 2000 calorias/dia.

Proteínas: 15% da composição da chia é protéica, sendo seus aminoácidos em conjunto, fornecedores de alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% de proteína que um adulto demanda em média.

Fibras: A alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado no emagrecimento e na boa digestão.
(Fonte: Wikipedia)


A chia tem o poder de queimar a gordura abdominal, segundo um estudo inglês.
A contra indicação é o consumo em excesso, pois a chia é muito calórico.
O indicado é consumir uma colher de sobremesa (25gramas) por dia, que ten 150 calorias.
Dilua a a chia em 200 ml de água, suco ou leite de soja desnatado. Se preferir coloque em iogurte, salada ou frutas.
A chia é encontrada em semente, farinha e óleo mas de acordo com especialistas o óleo perde as funções benéficas de fibras e nutrientes.
A semente da chia favorece o emagrecimento e melhora a saúde como um todo.

A chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, especialmente na região da barriga e cintura. O cálcio, também encontrado em abundância, ajuda a eliminar a gordura ingerida na dieta.
Por ser rica em ômega 3, a chia possui a ação anti-inflamatória, atuando contra o envelhecimento precoce e a celulite.
O consumo regular da semente diminue a fome, porque a chia forma uma espécie de gel no estômago o que da a sensação de saciedade.
Por conter alto teor de fibras, a chia também ajuda quem sofre se intestino preguiçoso ( isso só funciona para quem bastante água, pelo menos 2 litros por dia).
A chia reduz os níveis de ansiedade e contribui para o combate a depressão.
Auxilia o corpo no combate a doenças cardíacas, pressão alta, triglicérided, colesterol e diabetes. O alimento ainda previne a osteoporose.
Alguns estudos indicam que a chia também atua contra o câncer de mama.

Eu estou comendo a chia a uma semana, bosque senti foi a saciedade e intestino regulado.
A semente não tem gosto de nada, gosto se misturar com iogurte.
A semente absorve muita água mesmo, se você pegar um pouco de semente e colocar na água por uns minuto você percebe que forma uma camada de gelatinosa em volta das sementes.
Bom, eu vou continuar utilizando pois com tantos nutrientes mal não vai fazer, mas não abuse pois como disse a semente é calórica!!!

ps: comprei esse pacote da foto numa loja de produtos naturais daqui de Toyohashi o pacote vem com 200 gramas e custou 1,260¥.

Espero que tenham gostado do post!!!

beijos e até mais...
Kemy Love Makeup © Copyright 2012. Tecnologia do Blogger.